sábado, 29 de junho de 2013

O ACUSADOR


É possível que muitos de nós sintamos um desconforto mental, uma angústia invasiva e  uma voz que nos acusa o tempo todo de tudo que fazemos: fizemos algo que poderíamos ter evitado, falamos algo que poderia ter sido calado, deixamos de dizer algo que deveria ser dito, deixamos de fazer algo que poderia ser feito... Uma pressão constante que não permite que você tenha paz

É bom que saibamos que temos um “inimigo de nossas almas” que é satanás e que ele não perdoa nem dá trégua para os menos avisados.

Antes de mencionar o que satanás pode fazer com a criatura e os filhos de Deus, vamos juntos nesta síntese, saber um pouco mais sobre ele:


Quem era lúcifer?
Ele era um ser celestial que refletia o esplendor de Deus, seu criador e
esteve no Éden, jardim de Deus.
“Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.”
Ezequiel 28:13-15

Ele era chamado de Lúcifer que é uma palavra de raiz hebraica que quer  dizer “brilhar”.
Lúcifer era  “querubim da guarda ungido” (Ez 28.14). Querubins representam a mais alta graduação da autoridade angélica, sendo seu papel guardar simbolicamente o trono de Deus.

Mas como diz a parte final dos versículos acima, “...até que se achou iniquidade em ti” o orgulho fez com que Lúcifer caísse numa terrível armadilha:

“E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
Isaías 14:13-14”

“Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor...”Ezequiel 28:17a

Ele quis tomar o lugar de Deus, ser semelhante a Deus!  

A consequência dessa traição foi:
 “...por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Ezequiel 28:17b

“E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.” Lucas 10:18

 “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.” Apocalipse 12:9

O que pretende satanás aqui na terra juntamente com suas hostes?
Como satanás não pode contra Deus, ele se volta para as criaturas de Deus.  Ele quer nos destruir de todas as formas e ele é incansável nesse propósito.
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;”

1Pe 5:8

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10:10


As acusações:
Faz parte das estratégias de satanás, manter uma perturbação mental no ser humano, acusando-o ou imputando a ele um peso que não existe.  Somos passíveis sim de erros e enganos, mas ele não pode nos acusar de nossos pecados pois Cristo morreu por nós, pelos nossos pecados; para nos libertar das mãos de satanás e nos dar uma nova vida e uma vida eterna.
Aqueles que estão em Cristo Jesus e foram comprados pelo alto preço do sangue derramado na cruz do calvário  não podem ser tocados por satanás.  Mas ele pode sugestionar em nossas mentes suas mentiras suas acusações, suas palavras de derrota para que não possamos crescer na graça e conhecimento da vontade de Deus; através da Palavra de Deus, dos nossos direitos e deveres como cidadãos do reino.

Precisamos lembrar que ele é mentiroso! Aliás ele é o pai da mentira!

Como os livrar dessa perseguição mental?
“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra do as ciladas Diabo.” Efésios 6:11
(leia e estude Efésios 6:10-18
“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tg 4:7 (Coloque-o para correr sujeitando-se a Deus e obedecendo aos seus preceitos que estão nas Escrituras Sagradas!)

Conclusão:

Não precisamos estar expostos  às investidas de satanás que procura massacrar as nossas mentes. Precisamos sim, confiar em Deus:
 “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.”
1 João 5:4

“Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.” Efésios 6:16

Devemos nos apegar à Palavra de Deus, conhecendo-a e praticando seus ensinamentos:
É primordial que façamos das Escrituras Sagradas nosso ponto de partida como manual de vida deixado pelo nosso Criador. Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.” 1João 2:1-4
E por último, tendo a consciência das intenções de satanás para nossas vidas e praticando com fé e testemunhos, a expulsão  do mesmo do nosso entorno.
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.”1 Pedro 5:8-9

“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” Tiago 4:7

E tenha paz!
Carinhosamente,
Soraya Barros

Um comentário: