sábado, 27 de agosto de 2011

POR QUE DEUS ME DEIXA SOFRER?


 Há momentos em que todos nós vivenciamos momentos difíceis de suportar.  São difíceis até de contar para uma pessoa amiga, tamanha sensação de desconforto, a voz que embarga quando somente pensamos na situação.
Às noites se torna pior. 
É preciso voltar para casa e enfrentar a família, às vezes os filhos; que na sua inocência desconhecem nossas dores e tentamos poupá-los.  Muitas vezes as coisas chegam a tal ponto, que o controle da situação é perdido, e as discussões familiares causam dores e marcas profundas em todos.  E quando colocamos a cabeça no travesseiro,  o sono não chega,  a mente não para, a paz não vem e as lágrimas encharcam a fronha, em meio a soluços reprimidos e comprimidos para ninguém ouvir.
Sei que as reações são diferentes em cada pessoa, variando também no gênero, pois as mulheres são mais emotivas e os homens guardam mais a explosão de sentimentos;  mas no geral há dor e perdemos as forças até para orar.  O máximo que conseguimos são gemidos de súplica e lágrimas pedindo misericórdia.

Existem muitos motivos que nos levam ao sofrimento.  Muitas vezes criamos nós mesmos situações, das quais sofremos conseqüências e queremos lamentar com Deus, como se Ele tivesse parte nisso.
Deus tem nos ensinado diversas maneiras na Sua Palavra, de vivermos bem em paz, e quando tivermos alguma situação inesperada,  sabermos que Ele está conosco, Ele nos sustenta e que o Espírito Santo que habita em nós nos consola e fortalece, para passarmos pela situação. Precisamos entender que existe uma necessidade vital de nos achegarmos a Jesus, e Ele mesmo com Suas palavras nos ensina:

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.” Jo 15:1 e 2

Jesus se compara a uma videira e a Deus como o lavrador.  A vara, o galho da videira que não dá fruto, é retirada.  Mas aquela que dá fruto é limpa para que produza mais frutos.

Observe que a que não produz fruto é tirada, mas em relação a que produz, existe a preocupação de limpá-la para que dê mais frutos.

E continua Jesus:
“Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” Jo 15:4 e 5

Quando mudamos a direção de nossas vidas ou convertemos nossos caminhos ao chamado de Jesus, fazemos parte da “videira” com a qual Jesus se com para e dessa videira somos os galhos.
Nos versículos acima, compreendemos que precisamos estar ligados à videira (a Jesus) pois  a vara fora da videira seca e morre! (a vara somos nós)
Nos versículos 1 e 2, lemos que Deus é o lavrador e é Ele que tira do pé o galho, a vara que não dá fruto.

Veja só:
“Se alguém não estiver em mim,(em Jesus) será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.”
Jo 15:6

É forte ler estas palavras, mas elas são reais! Porém, observem o que acontece com os que fazem a vontade de Deus:

“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.”Jo 15:7 à 10

E agora finalmente, vamos entender que esse processo muitas vezes causa dor e sofrimento.  As varas que dão frutos, são as que permanecem ligadas à videira que  é Jesus. As que não dão frutos, só lembrando, são retiradas e lançadas no fogo.
As que permanecem ligadas à videira, passam pela poda, estão sempre sendo arrancadas suas folhas amareladas para dar lugar a outras novas, no período da colheita, seus frutos são arrancados; mas tudo isso é necessário para que esse galho, ou vara, continue dando mais frutos.  Esse é o desejo do Lavrador (que na comparação é o nosso Deus).
A  poda é um tratamento de Deus! Quando passamos por situações que Deus permite em nossas vidas,(no caso dos que estão ligados na videira que é Jesus)  Ele quer que sejamos melhores como seus filhos, quer que busquemos mais a Sua face, que tenhamos uma vida digna de testemunho, de entrega à Sua obra, que sejamos verdadeiros adoradores e que busquemos o caráter de Cristo para nossas vidas.
É preciso que haja mudança em nossas vidas!  Não podemos  ser crentes mentirosos, adúlteros, idólatras, promíscuos, maledicentes, corruptos... isso é a característica do ímpio que não conhece nem respeita a Deus.  Precisamos mudar nossa postura começando dentro de nossas casas, filhos honrando e respeitando pais e os casados se respeitando e se amando “até que a morte os separe”; como afirmaram diante do reverendo na hora do casamento.
E para finalizar, eu queria dizer que nós precisamos saber o quanto é sério assumir um compromisso com Deus.  É preciso observar o que Ele ensina e obedecer as suas Palavras.
Deus  quer o melhor para nós.  Precisamos ser aperfeiçoados pois aqui é o tempo de preparação para quando formos para glória. Lembremo-nos: O Reino de Deus começa aqui!
 “Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.”
Jo 15:10
Com todo amor que Deus colocou no meu coração por você, a quem Ele criou, me despeço carinhosamente. 
Soraya Barros

Um comentário: